Fixar botões no topo

Buscar Imóveis

1205 imóveis disponíveis

Notícias

Quatro itens que separam bons negócios de ciladas ao comprar um terreno

Analisando esses itens com atenção, você provavelmente fará um bom negócio

SÃO PAULO - Na hora da aquisição de um lote para construir a casa própria ou como investimento, o consumidor deve analisar alguns itens fundamentais para uma compra consciente. Isso vai muito além do preço e até mesmo da rentabilidade pretendida.

Além da documentação, que deve ser analisada minuciosamente, é impreterível um olhar atento para fatores como mobilidade e lazer, que contam muito, principalmente, em uma venda futura, recordam especialistas.

Marcos Dei Santi, vice-presidente de Novos Negócios e Operações da Cemara, empresa que atua com o desenvolvimento de loteamentos abertos e fechados no interior de São Paulo, explica que os estudos de urbanismo são essenciais para o desenvolvimento de projetos eficientes e que atendam as expectativas do público.

“Eles dão subsídios para desenhar uma estrutura adequada e eficiente de moradia, por isso agregam valor a um empreendimento, seja para quem vai morar a vida toda no mesmo local ou simplesmente vender”, explica.

O executivo separou uma lista de 4 itens essenciais que devem ser analisados antes de fechar qualquer negócio nesse sentido. Confira:

Mobilidade 
Locomoção é essencial. É preciso analisar a distância entre o terreno e os locais que fazem parte da rotina do morador, como escolas, hospitais e centros comerciais, e também o nível de dificuldade para se locomover por meio de transporte público ou privado. Além de tornar as atividades do dia a dia mais acessíveis, maiores serão as chances de valorização do imóvel no médio e longo prazo. 

Cultura e lazer
As áreas de lazer, que já integram o local ou que podem vir a fazer parte do bairro onde o imóvel está localizado, parecem somente um detalhe na hora de escolher um terreno. Entretanto, devem ser analisadas com mais carinho pelo comprador, que deve levar em conta os planos futuros antes da aquisição. Na hora de ter filhos, muitas vezes, a família acaba tendo que se desfazer do imóvel pela falta de opções de lazer perto de casa, por exemplo. “Em alguns casos, a venda do imóvel acaba acontecendo sem planejamento, pela necessidade do momento”, comenta Dei Santi.

Documentos
Outro item fundamental que deve ser analisado pelo comprador é a documentação. É necessário fazer um levantamento minucioso da “papelada”. A análise começa pela verificação do registro do loteamento no cartório de imóveis da cidade. Também é necessário consultar o decreto de aprovação do terreno na prefeitura e a permissão do uso da área, entre outros documentos oficiais do loteamento.

Especificações técnicas
O comprador deve identificar o que pode ser construído no terreno, a partir da consulta a lei de zoneamento que é disponibilizada pela prefeitura. Há locais em que não é possível, por exemplo, construir uma área comercial junto à casa. Além disso, a compra não deve estar baseada somente na planta do imóvel, a orientação é ir ao local para identificar se o tipo de terreno é o mais adequado para a construção que pretende fazer.

Fonte: Site InfoMoney
Publicado dia 05/08/2017 às 08:53

Outras Notícias

25/09/2017
Fortaleza vai sediar Hub da Air France e terá cinco voos diretos para Paris e Amsterdã

11/09/2017
Sobem vendas de imóveis residenciais no 1° semestre em todo o país, confira números de SP e PR

29/08/2017
Compactos de alto padrão são quase metade dos lançamentos em SP, entenda a tendência

25/08/2017
A lição da Petrobras

25/08/2017
Um prêmio ao esforço

24/08/2017
Brasil começa a consumar virada histórica na economia

15/08/2017
São Paulo terá apartamentos de 10 m² com preços a partir de R$ 99 mil

10/08/2017
Bancos diminuem taxas do financiamento de imóveis no país