Mais de 300 imóveis disponíveis

Financiamento Imobiliário: Passo a Passo

O primeiro passo para obter um financiamento imobiliário consiste em realizar a simulação do financiamento através da internet ou na própria agência bancaria. Você apenas precisa informar o valor do imóvel pretendido, o prazo do financiamento e a sua renda familiar mensal.
Posteriormente, após avaliar se você realmente possui condições financeiras de arcar com, você será submetido a uma série de etapas até que, finalmente, receba o pagamento para a compra do imóvel. As etapas são: aprovação do crédito imobiliário pelo banco; envio dos documentos para elaboração do contrato de financiamento; análise técnica do financiamento; assinatura e registro do contrato; pagamento do crédito imobiliário.

Aprovação do crédito imobiliário

Primeiro passo para obter o crédito imobiliário é descobrir quais serão as condições de financiamento, ou seja, as taxas de juros, os prazos mínimos e máximos que poderá financiar, assim como os valores envolvidos no financiamento.

Para isso, você precisará preencher alguns dados pessoais e do próprio financiamento em formulários disponíveis através do website do banco, ou diretamente na agência bancária.

Com base nestas informações, o banco fará a avaliação do seu crédito e, posteriormente, lhe enviará uma proposta personalizada.


Envio dos documentos

A próxima etapa é o envio dos documentos para elaboração do contrato de financiamento imobiliário.

Em grande parte dos casos, os únicos documentos originais necessários são a matrícula do imóvel e o extrato do FGTS, caso você vá utilizar os recursos deste fundo.


Análise técnica do financiamento

Nesta fase, o banco contratado executará três tipos de avaliação:

Primeiro vai avaliar todos os documentos que você enviou. Neste momento, a Caixa Econômica Federal determinará se você pode ou não utilizar os recursos do FGTS para o financiamento.

Depois será realizada a avaliação do imóvel para que seja verificado se o mesmo está em condições de habitação e se os seus documentos estão regularizados.

Por fim, será realizada a cobertura dos seguros habitacionais. Estes seguros são obrigatórios em qualquer financiamento imobiliário e servem para proteger você ou o imóvel durante o período de financiamento. Caso haja algum imprevisto, o seguro poderá até quitar o financiamento.


Assinatura e registro do contrato

Quando as análises estiverem aprovadas, o banco entrará em contato com você para conferir os dados antes da emissão do contrato de financiamento. Isso evita futuros atrasos durante o processo.

Com as informações confirmadas, o contrato será enviado a voc6e para assinatura e registro no Cartório de Registro de Imóveis. O registro em cartório formaliza a operação de compra e venda do imóvel e é obrigatório até mesmo compras sem o uso do financiamento imobiliário.

O prazo para realização deste registro varia entre cada cartório. Assim, uma dica importante é sempre negociar prazos maiores de pagamento com o vendedor do imóvel.


Pagamento do crédito imobiliário

Após você devolver ao banco o contrato assinado e registrado, juntamente com a matrícula do imóvel atualizada, o crédito será liberado em até cinco dias úteis diretamente na conta bancária do vendedor.

Caso você tenha solicitado a inclusão de outros custos no mesmo financiamento, tais como imposto e registro do contrato, este valor será creditado em sua conta corrente.


Requisitos para contratação de financiamento imobiliário

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou, se estrangeiro, detentor de visto permanente no país;
  • Ser maior de dezoito anos ou emancipado;
  • Possuir capacidade civil;
  • Possuir idoneidade cadastral;
  • Possuir capacidade de pagamento;
  • Para cobertura securitária, a idade do solicitante mais idoso, somada ao prazo de amortização, não poderá ultrapassar oitenta anos e seis meses;
  • Para utilização de recursos da conta vinculada do FGTS, o solicitante não pode ser proprietário ou estar em processo de compra de outro imóvel residencial na mesma localidade em que reside.



Publicado às 10h00