Mais de 580 imóveis disponíveis

Mesmo com PIB fraco, Mantega diz que País terá crescimento maior do que em 2012

Ministro avaliou que em 2013 o País está tendo um "bom desempenho do investimento"

Segundo Mantega, a economia brasileira está numa trajetória de crescimento gradualAdriana Spaca/Brazil Photo Press

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, voltou a afirmar nesta terça-feira (3), ao comentar os resultados do PIB do terceiro trimestre, que neste ano o Brasil terá um crescimento maior do que o do ano passado.

— Nosso crescimento de 2012 será de 1% e este ano estaremos crescendo mais do que o ano passado. Portanto, a economia brasileira está numa trajetória de crescimento gradual que deve continuar nos próximos trimestres.

Com a revisão, o Brasil foi um dos países do G20 que mais cresceu no segundo trimestre, enfatizou o ministro. Segundo ele, o Brasil estaria crescendo mais ou menos no ritmo da economia mundial.

— O crescimento da economia mundial está sendo revisto e provavelmente vai ficar abaixo dos 2,9%, 2,7% que vêm sendo estimados.

Mantega prevê uma expansão entre 2,3%, 2,4%.

Ele informou ainda que o IBGE está iniciando uma reformulação da estatística de serviços e, em relação ao PIB de 2012, foi feito um "ensaio interno" que mostra que poderia haver um acréscimo de 0,4 a 0,6 ponto porcentual do PIB do ano passado.

Resultado fiscal

Em relação à gestão das contas públicas, o ministro disse que será cumprido "rigorosamente" o que está na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Ele afirmou ainda que, em novembro, haverá um "excelente resultado fiscal do primário".

— Com isso, podemos terminar o ano dentro das expectativas que temos tido.

Mantega disse também que haverá uma "despesa na conta de energia de dezembro".

— Em 2014, teremos um aumento da arrecadação, o que poderá ter um resultado fiscal melhor.

Mantega avaliou que em 2013 o País está tendo um "bom desempenho do investimento", que deve crescer de 6% a 7%, e considerou bom também o consumo das famílias, apesar de prejudicado pela falta de crédito.

O IBGE divulgou hoje os resultados do PIB do terceiro trimestre, que recuou 0,5% em relação ao segundo e cresceu 2,2% sobre o mesmo período de 2012.


Fonte: r7 Notícias

Publicado em 03/12/2013 às 14h30